quinta-feira, 18 de junho de 2020

Mulheres, lutas e conquistas

Seguindo meu salto no tempo, volto lá para março de 2020.


O último grupo que realizei foi com usuários e profissionais, na Semana de Saúde da Mulher, que compreende a semana do Dia Internacional da Mulher. Era dia 13 de março, uma sexta-feira. Logo antes de ser decretado o “estado de emergência” aqui no município, o que se deu em 19 de março.


Este grupo foi encomendado pela equipe da USF e, a princípio, teria como temática a violência doméstica. Depois de pensar um tanto, decidi que era um tema um tanto pesado para o encontro, especialmente considerando que não surgiu por parte da população o pedido.


Voltei-me à questão da mulher... Mas o quê?


Lembrei de uma dinâmica, realizada por outras colegas da rede, com o disparador “O que você já deixou de fazer por ser mulher?”. Inspirei-me também em outra proposta, de outra unidade, que pedia que as mulheres respondessem a essa questão por escrito e de forma anônima. E essas respostas foram coladas pela unidade, para leitura de todos.


Propus então uma roda de conversa que chamei de “Mulheres, Lutas e Conquistas”. Pensei que o título amplo poderia deixar abertas mais possibilidades de diálogos e improvisos.

Saiu um convite, que foi esse aqui:





Já falei da importância dos convites para divulgação nos territórios.



Escolhi fazer um varal de frases, utilizando aquelas escritas por mulheres da outra unidade. E também pedindo contribuições das mulheres da USF onde se passava a Roda de Conversa, trabalhadoras e usuárias. Então ficaram filipetas impressas e escritas à mão, mescladas.






A atividade contou com mulheres de faixa etária diversas, o que enriqueceu o diálogo. Também havia um homem presente, o que rendeu muitas risadas por vezes. Ao início do encontro, todos foram convidados a ler o varal e também escrever, se quisessem.

Fui encorajando que falassem das frases que mais tinham causado impacto em cada um, como um mote para iniciar a conversa. Houve muita troca de experiência, muita contação de história de vida, muita partilha.



Também escolhi um vídeo, chamado Empoderamento das Mulheres, do canal de YouTube ONU Mulheres Brasil, um vídeo curto e ilustrado, com uma mensagem bem bacana. Pode ser encontrado nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=6RSc_XYezig



Esse vídeo serviu para o encerramento da atividade.

E esse assim foi o último grupo que toquei, antes da pandemia... Uma boa lembrança! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cai o muro do cemitério

Ou Crônica de uma segunda-feira chuvosa   Segunda-feira cinzenta e chuvosa. Umidade. Fazia um pouco de frio. No WhatsApp, estava l...