sexta-feira, 12 de março de 2021

Acolhimento na roda

O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro. Leonardo Boff 

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Acolher: a - co - lher. 

Significados:

  • Hospedar ou obter hospedagem; albergar(-se), agasalhar(-se) 
  • Dar crédito a; dar ouvido a; levar em consideração
  • Admitir (alguém) em seu convívio
  • Opor determinado tipo de comportamento a outro; acatar, aceitar, receber
  • Deferir algo (pedido, opinião, requerimento etc.); atender, escutar, ouvir

(De acordo com o Michaelis, https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/acolher/).

 

Mas, especificamente na área da Saúde, do quê estamos falando?

Para o Ministério da Saúde, o "Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde. O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes. Acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde."

Esse tema é sempre muito caro para as políticas públicas da Saúde e sempre rende boas experiências de Educação Permanente em Saúde com as equipes.

Compartilho uma dessas experiências, em que conversamos sobre acolhimento, utilizando trechos de referenciais teóricos.

A seleção dos trechos foi realizada tendo o cuidado em isolar partes curtas e de fácil leitura. A ideia era circular partes do conceito, sem tornar a leitura e escuta entediantes... O importante era o sentido do trecho e sua relação imediata com o cotidiano de trabalho.

Para que todos participassem, os trechos foram colados às cadeiras (no encosto), antes que as pessoas se acomodassem na sala. Não era possível ler com antecedência, pois colei cada tira de papel com o verso em branco à mostra, para não dispersar a atividade.

Fizemos uma rodada de leituras intercaladas com diálogo, em que os participantes podiam expressar ideias, conclusões, interpretações, experiências profissionais e pessoais quanto ao tema.

Alguns trechos selecionados:


Fontes: 

Acolhimento na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa, que pode ser lido aqui

Cadernos de Atenção Básica n. 28 - Vol. I

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Vou deixar algumas sugestões de material, sem a pretensão de esgotar o tema.

Para quem compõe a Atenção Básica, temos como referência os Cadernos de Atenção Básica n. 28: Volume I - Acolhimento à demanda espontânea e Volume II - Acolhimento à demanda espontânea / Queixas mais comuns na Atenção Básica



 

Também temos a publicação O HumanizaSUS na Atenção Básica, que pode ser lida aqui



Uma série que vale a pena conhecer é a de Cadernos HumanizaSUS, a qual possui os seguintes volumes:

Vol. 1 - Formação e Intervenção

Vol. 2 - Atenção Básica

Vol. 3 - Atenção Hospitalar

Vol. 4 - Humanização do parto e do nascimento

Vol. 5 - Saúde mental

Esses volumes poder ser encontrados no acervo da Rede HumanizaSUS. 


Outra leitura muito interessante e agradável é Acolhimento nas Práticas de Produção de Saúde, que pode ser encontrado aqui



E um artigo com o qual me deparei sem querer e que se mostrou um encanto de leitura foi Política HumanizaSUS: ancorar um navio no espaço. Ele pode ser lido aqui


E, não menos importante, é preciso destacar a Rede HumanizaSUS

Não deixem de conhecer...  https://redehumanizasus.net/

 

 


 

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